Em minha pesquisa notei que os adolescentes sabem da importância de realizar atividades físicas, mas muitos não praticam porque preferem, ou tem o costume de ficar mexendo com os aparelhos eletrônicos como o computador ou como o video-game. Todos os que me falaram que praticam algum esporte frequentemente disseram que no início receberam um incentivo dos pais, ou começaram junto à algum amigo ou colega. Outro resultado da minha pesquisa foi o de que, a grande maioria dos adolescentes não se preocupa em realizar atividades físicas acompanhados por um profissional, o que pode levar não só a problemas físicos, como contusões, torções ou distenções, como também ao desinteresse pela atividade.
Na questão onde eu perguntava se o sexo da pessoa interferia na prática de atividades físicas, a maioria me disse que sim. A justificativa foi de que, as meninas geralmente preferem somente assistir os jogos, e não praticar elas mesmas. Pela minha pesquisa percebi também que os esportes coletivos são as principais atividades exercidas pelos adolescentes, entre os meninos o futebol, e entre as meninas o volei. Os esportes coletivos além de fazer bem para o corpo, também cria novos laços de amizade para os adolescentes, talvez esse seja o motivo desses esportes serem os mais procurados pelos adolescentes.
Em minha última questão, perguntei se os adolescentes pretendiam parar de praticar sua atividade física por entrar no mercado de trabalho por exemplo, e todos me responderam que não, que pretendem continuar a se exercitar, nem que seja apenas uma vez por semana, não só por fazer bem para o corpo, mas por ser um "motivo" para se rever os amigos e manter seus laços de amizades.
quinta-feira, 22 de outubro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário